História

O crescente protagonismo feminino no campo, assim como nos diversos segmentos da economia e da sociedade, foi o ponto de partida para a criação do ELA RS (Encontro de Lideranças do Agronegócio) – Mulheres Construindo através da Cooperação.

Nosso objetivo principal é inspirar cada vez mais mulheres do agro a serem protagonistas das suas histórias. Acreditamos na união e na troca de experiências como ferramentas essenciais no processo de desenvolvimento pessoal de cada uma.

O ELA RS surgiu da união de produtoras rurais da região de Passo Fundo (RS) com o objetivo de fomentar a participação e a liderança de mulheres no agronegócio. Nossas ações buscam promover a união, a troca de experiências e a atualização, inspirando cada vez mais mulheres a buscar seu espaço neste setor ainda predominantemente masculino.

Desde a sua formação, o ELA RS reuniu mulheres de várias partes do Rio Grande do Sul e do Brasil em diversas atividades, presenciais e on line.

O projeto já realizou um Workshop no Sindicato Rural de Passo Fundo, onde reuniu aproximadamente 200 mulheres de mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul, em dezembro de 2019. Em 2020, com a pandemia do COVID-19, as ações se voltaram para os meios digitais. Foram realizadas diversas lives e dois dias de Webinar. O conteúdo, totalmente gratuito, está disponível nas nossas redes sociais.

Ainda em 2020, lançou o Projeto ELA RS na Lavoura, que visa acompanhar o desenvolvimento das principais culturas do estado sob o ponto de vista de produtoras rurais de diferentes localidades.

O ELA RS também se dedica a promover oficinas e treinamentos, cujo objetivo é disseminar conhecimento e promover a atualização das mulheres que atuam no setor.