Em safra marcada por muitas dificuldades, produtoras rurais de soja do RS fortalecem união

A safra de verão 2021/2022 do Rio Grande do Sul foi marcada por uma severa estiagem que atingiu as lavouras de milho e de soja. Apesar dos grandes desafios impostos aos produtores de todo o estado, esta safra também foi marcada pela retomada dos eventos presenciais pelo ELA RS.

O Projeto ELA RS na Lavoura – Edição Soja 2021/2022 realizou três encontros presenciais, que chamamos de Sinergia ELA RS. Em cada uma dessas ocasiões, reunimos mulheres do agro interessadas na troca de experiências e no conhecimento que eventos como esse proporcionam.

A 1ª Sinergia aconteceu em Passo Fundo no mês de dezembro de 2021, reunindo aproximadamente 50 mulheres. Nesse encontro, a Eng.ª Agr.ª Ph.D na área de fitopatologia, Jaqueline Huzar Novakowiski palestrou sobre o mofo branco. O evento seguiu com uma visita ao campo de produção de sementes de soja da Sementes Webber, e terminou na Hortaria Primavera, onde as convidadas conheceram e degustaram a produção de edamame e morango do local.

A 2ª Sinergia ELA RS aconteceu durante a Expodireto Cotrijal, em março. Na ocasião, as participantes visitaram os estandes das empresas patrocinadoras do nosso projeto, conversando com a equipe técnica de cada uma delas. Além disso, acompanhamos o bate-papo na Arena Agrodigital sobre a participação das mulheres no agro. O debate contou com a participação de nomes como Camila Telles, Luciane Rheinheimer e Daniela Tavares, da FMC.

A 3ª Sinergia aconteceu na 3tentos, em Santa Bárbara do Sul (RS), onde as participantes foram recebidas pela coordenadora de pesquisa da empresa, Eng.ª Agr.ª Dra. Gabriele Casarotto. Ela conversou com as produtoras rurais sobre Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola no ecossistema 3tentos. A programação seguiu com uma visita ao campo experimental da empresa e com a palestra “Eu sou a protagonista do meu tempo e da minha vida”, com a especialista em desenvolvimento comportamental, Tatiana Costa, de Porto Alegre. Por fim, a cervejeira da Schweds Bier, Tatiane Schwede, conduziu uma degustação e um bate-papo sobre a mulher no universo cervejeiro.

Após um longo período sem eventos presenciais, os encontros promovidos pelo Projeto ELA RS na Lavoura – Edição Soja 2021/2022 foram extremamente ricos em troca de experiências e aprendizados.

O Projeto ELA RS na Lavoura – Edição Soja 2021/2022 foi realizado pela Agência La Idea e pela Sementes Webber. Contou com o patrocínio Cota Terra de FMC Agrícola, Koppert, SLC Máquinas e 3tentos, e patrocínio Cota Safra de Yara Fertilizantes e Sicredi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s