ELA RS mostra desenvolvimento da safra de soja sob a perspectiva de agricultoras gaúchas

A safra de soja já começou a ser implantada no Rio Grande do Sul. Para acompanhar o desenvolvimento da cultura mais relevante do agronegócio gaúcho, o ELA RS lançou um novo projeto, o ELA RS na Lavoura – Edição Verão – Safra 20/21.

Ao longo do projeto, cinco agricultoras de diferentes regiões do estado contarão as situações vividas por elas em todas as etapas do desenvolvimento da safra, da semeadura a colheita. São mulheres que vivem o dia-a-dia da lavoura, e que vão compartilhar desafios, soluções, dúvidas e ideias com o público por meio de vídeos publicados nas redes sociais do ELA RS. Além disso, cada episódio contará com a palavra de um especialista, que dará uma perspectiva técnica sobre cada fase do desenvolvimento das plantas.

“Nosso objetivo é dar visibilidade às mulheres do agro, promovendo a troca de experiências entre elas e fortalecendo a união feminina no campo”, afirma Débora Finger, idealizadora do projeto. “Por isso, escolhemos acompanhar a safra de soja sob a perspectiva de agricultoras que personificam de diferentes formas a voz feminina do agro gaúcho. São elas: Celi Webber Mattei (Coxilha), Luciane Rheinheimer (Chapada), Mara Motter (Três Arroios), Renata Ariolli (Quatro Irmãos) e Sílvia Salles (Dom Pedrito)”, explica.

No vídeo sobre a semeadura, já disponível nas redes sociais, as participantes contam os desafios da implantação da lavoura em um ano com baixos índices de chuva, o que está, inclusive, atrasando o início dos trabalhos no campo.

ELA RS na Lavoura – Edição Verão – Safra 20/21 tem patrocínio de FMC e SLC Máquinas, e o apoio de Up.Herb – Academia de Plantas Daninhas e Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF.

Sobre ELA RS:

O crescente protagonismo feminino no campo, assim como nos diversos segmentos da economia e da sociedade, foi o ponto de partida para a criação do ELA-RS (Encontro de Lideranças do Agronegócio) – Mulheres Construindo através da Cooperação.

O projeto já realizou um Workshop no Sindicato Rural de Passo Fundo, onde reuniu aproximadamente 200 mulheres de mais de 40 cidades do Rio Grande do Sul em dezembro de 2019. Em 2020, com a pandemia do COVID-19, as ações se voltaram para os meios digitais. Foram realizadas diversas lives e dois dias de Webinar. O conteúdo, totalmente gratuito, está disponível aqui.